Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dona Cassinha

       Honorina Campos de Abreu, a Dona Cassinha, natural de Santa Maria, RS, era filha da tradicional família Campos, que como seu esposo Carlos G. de Abreu, seguiu com muita fibra e dedicação os negócios e empreendimentos, ganhando prêmios nas exposições, sendo em 1978 - Prêmio Comenda Cypriano de Souza Mascarenhas, da Associação Brasileira de Criadores da Raça Charolês. Cassinha faleceu em ...
1982 na cidade de Cruz Alta, RS. fonte: Lv. da Pref. Munic. 35º anos de Emancipação de Ibirubá,  RS. (IBIRUBÁ - Pólo Regional de Integração - ANO 35 - Sua história e sua gente; página: 29)
     Conta-se que era uma mulher generosa, "servideira", auxiliava colégios e entidades assistenciais, integrava-se com vizinhos, fazendo uma festa nos sábados de aleluia. "A festa começava pela manhã, bem cedo quando matavam as rêses. Ao anoitecer começavam a churrasquear e dançavam até o amanhecer" relatam.
      A Estância São Carlos, ficava na BR 377, a 24 Km de Cruz Alta e a 29 Km da cidade de Ibirubá, RS.  ver mais página 48 e conforme dados em (ver mais) páginas 165 e 166: "Honorina Mariense de Campos (Cacinha), n. (1896) em Santa Maria, onde casou (1921) com Carlos Gomes de Abreu, n. Pelotas, + 1936 em São Paulo. Pais do único:  filho Carlos Mariense de Abreu, casado com Ambrosina Pinto de Morais Abreu. Donos da  Fazenda Estância Grande em Tupanciretã, São Carlos em Cruz Alta e Vigia em Quaraí. São os pais de: (filha 1)Vera Abreu, casada em lªs núpcias com Getúlio Medeiros de Farias, filho de Albino Medeiros de Farias de Santo Ângelo e, em 2as núpcias com Carlos Alberto Faccin  de C. Alta; (filho 2)) Carlos Gomes de Abreu; (filha3) Angélica Abreu, casada em primeiras núpcias com Cleber Camargo. Em segundas núpcias com ... Bevilacqua."

Um comentário:

  1. Q beleza Leonel!! É isso... precisamos resgatar nossas histórias, né mesmo?! Parabéns!

    ResponderExcluir

E ainda: