Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

domingo, 20 de maio de 2012

Bibiano F. Souza

     Sr. Bibiano Francisco de Souza, paulista, maçon, tenente da Guarda Nacional, (ver mais) chega ao Rincão Seco... final do Século XIX, deixou um legado e uma prole a saber: Adelaide(1902) metodista e depois Assembléia de Deus; Clarinda (católica); Assis (espírita); Aparício (católico); Rosalino (comerciante e católico); Rodolfino (médico homeopata e metodista); Malvina(1908) - católica. Desde então formava-se uma família de ecumênicos, esoteristas e espíritas. 

   Causos que contam do "seu" Bibiano
Ele dizia: "tenho 4 filhos: um é sargento (Assis), um é remediado (Rosa), o mais burro é doutor (Rodolfino) e outro é rico (Aparício era chamado de tio rico)".
Numa das andanças, chegando num bolicho, após ver um senhor de camisa xadrez, provocou: - A primeira vez que te vi foi no xadrez! antes mesmo de começar uma briga, "seu" bibiano salientou que ambos estavam de camisa xadrez.
Após alguém lhe falar que o Brasil tinha 21 Estados (na época), Bibiano provocou em tom de brincadeira: "- Pois tem três  (3) estados que vocês não conhecem". Após várias deduções incorretas, revelou: "o estado de sítio, estado de fraqueza e o estado de miséria".  

Os irmãos de "seu" Bibiano:  Abrão, Arão e Agenor, ficaram em São Paulo sendo que jamais vieram para o Rio Grande do Sul. 

   Era casado com Joana Ritter dos Santos - (Dona Joaninha); tinha 3 irmãos (Cirilo, Vidal e Nicolau) e 1 irmã (Fausta Ritter dos Santos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ainda: