Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

sábado, 25 de outubro de 2014

Educação: Escola vs Web

                      A Informática Educativa Brasileira é muito importante para a realização de pesquisa, projetos e o discernimento dialético dos alunos e professores. E


Escola e TICs




  “O Brasil ainda tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”, afirma o integrante do Conselho Nacional de Educação Mozart Neves Ramos. (G1 - 08/11/12)


Disponível em: 
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/11/brasil-tem-escola-do-seculo-xix-afirma-especialista-em-educacao.html


SOFTWARES  NA  EDUCAÇÃO


                     O aluno que é buscador da aprendizagem está mais próximo do envolvimento educativo e da sabedoria. Quanto melhor os recursos, maior as chances de obter as suas conquistas.


                      A Tecnologia na Educação Brasileira se desencadeou a partir de 1982.


                      Os softwares para ser utilizados na educação, devem proporcionar melhor interatividade entre o aluno e o estudo a ser executado.


                 A escola que oferecer TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), a partir da instalação da sala de informática ou sala específica, obtém uma maior demanda da comunidade escolar, exigindo assim, a responsabilidade, credibilidade e a qualidade dos educadores.


            Os softwares de tutoriais já estão formatados e dispostos a executar uma determinada programação e resolução, como por exemplo, o uso das ferramentas disponíveis ao processo de Ensino à Distância – EaD, sendo que ao trabalho utilizamos o software "Adobe Reader" que serve para ver, imprimir e comentar em documentos PDF. Tratando-se de softwares de exercitação, podemos citar a prova teórica simulada do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, que contém 30 questões e geradas por sorteio aleatório. Em ambiente de trabalho, por exemplo, utilizamos essa ferramenta para criar planilhas de cálculos e tabelas no software "office excel", que permite executarmos uma série de tarefas específicas.


               O MEC mantem um portal na internet para todos consultarem. Atualmente, com formulários específicos, o Censo Escolar recolhe informações da Educação Básica utilizando programas de "software", que facilitam um melhor desempenho em menor tempo.


            Este apoio tecnológico apresenta aspectos positivos  na área da educação, para tanto, paralelamente, deve ocorrer uma respectiva formação de seus educadores e melhorias na infraestrutura escolar. A utilização de "datashow" para apresentar os trabalhos escolares, o "scanner" para facilitar a reprodução de documentos, textos  e imagens, os fascinantes smartphone e tablets fazem o estudante conectar-se com o mundo da internet. As inúmeras ferramentas de mídias podem ser trabalhadas na educação para despertar a criatividade do aluno, proporcionar a produção, o desenvolvimento de competitivos e inovadores softwares (de sistema, de aplicativos e de programação).


                 Software na educação desperta a criatividade do aluno, proporcionando a produção, o desenvolvimento de competitivos e inovadores softwares e assim projetando-lhe para esse mercado de trabalho.


                       A meta é oferecer a educação através da escola utilizando meios oferecidos através da Web (internet e multimídia).




A importância da UNESCO na Educação.


                          A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, à Ciência e a Cultura – foi  fundada em 16/11/1945 e sua sede está em Paris, capital francesa, sua função iniciou desde realocações de Monumentos, Templos, etc, para manter suas respectivas conservações arquitetônicas em diversos lugares do mundo, a promover a livre circulação de idéias por meios audiovisuais, fomentar a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação.

                       O MEC, Ministério da Educação do Brasil, se aliou a esta causa, buscando desde a redução do analfabetismo, a diversidade cultural e às mais complexas pesquisas, pois a UNESCO financia a formação de professores e a criação de escolas, promove pesquisas em universidades tecnológicas e recentemente na criação de um Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento daSociedade da Informação, com sede em São Paulo.

. 




Fontes da pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/UNESCO;  http://www.portugues.rfi.fr/geral/20120329-brasil-e-unesco-fecham-acordo-para-criacao-de-centro-de-cooperacao-informatica;
http://www.cetic.br/educacao/2012/apresentacao-tic-educacao-2012.pdf
http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/brasil-ganha-centro-de-estudos-da-unesco-sobre-informao-e-comunicao
Curso Técnico em Multimeios Didáticos - IFSUL/Passo Fundo - (Turma 2012/2014) e-tec.ifsul.edu.br/profuncionario/ - 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ainda: