Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

sábado, 17 de agosto de 2013

Inquietudes Humanas


              O ser humano, desde o princípio, busca desvendar os mistérios da criação. Na tentativa de expor talento pessoal, competir com outras nacionalidades, buscar soluções para a demanda comercial ou para necessidade de sobrevivência, o homem desenvolveu máquinas, buscou sempre superar e ampliar descobertas com bases científicas. 




                 O documentário da BBC – "Ordem e Desordem – Episódio 1/2", elaborado por Jim Al-Khalili,  professor de física da Universidade de Surrey, Inglaterra,  direciona à reflexão sobre o que ainda é desconhecido.


                  A temática abordada  neste vídeo, foi as circunstâncias, dificuldades que Gottfried Leibniz (1646-1716) físico e matemático alemão; Denis Papin (1647-1712) físico francês; Nicolas Carnot (1796-1832) físico francês; Rudolf Clausius (1822-1888) físico e matemático alemão; Ludwig Boltzmann (1844-1906) físico austríaco, todos,  tiveram que enfrentar para defender suas descobertas e  teorias que mais tarde foram reconhecidas e confirmadas. 


                  Al- Khalili acrescenta: "Nos últimos 300 anos o ser humano desenvolveu formas cada vez mais engenhosas de aproveitar a energia concentrada do mundo ao nosso redor, porém estes esforços e conquistas são deveras insignificantes , quando vistos da perspectiva do vasto universo".


                 O documentário agrega uma dinâmica audiovisual,  relacionando a entropia e a desordem, como exemplos, os depósitos de lixos das grandes cidades, a avaria dos objetos e o visual de uma casa abandonada, demonstrando que o processo de mudança e da degradação é inevitável. 



                  O princípio da termodinâmica e a reflexão: a energia é fundamental para todos nós, mesmo não compreendendo ou sabendo exatamente o que é a energia.



                  Inquietudes humanas,  existe a esperança que se entenda o universo cada vez melhor.



Traduzir: selecionar idioma em  Vídeo YouTube:





Disponível  também  em:


ou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ainda: