Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cabedal

Valise de couro, (para os gaúchos - RS/Brasil) - também denominada de  Bruaca, sendo que uma bruaca é feito da metade do couro de um boi, onde são colocados objetos, moedas em  ouro ou prata (pataca),  e colocados sob a terra (enterrados), guardado panela de dinheiro, tesouro perdido, enterro de dinheiro, tesouro escondido, achado ... Muito se  comentava  sobre esse assunto em "prosas de gaúcho", roda de chimarrão, charla de galpão, e  muitas pessoas  cobiçam achar esse tal de "cabedal",  mas diz-se que, quem conseguiu a façanha jamais relatou,  e nunca admitiu enriquecer dessa maneira.




Do latim: "capitale", que significa capital, patrimônio e valores de; ouve-se tantas histórias... Conta-se que os Jesuítas, para não entregar ao ImpérioPortuguês, enterravam as suas riquezas, que para tanto criaram um roteiro, sendo que o Sr. Flores Ritter, o fotógrafo,  tinha uma cópia. Na localidade de Rincão Seco existem essas "panelas" de cabedal, pois constam  em roteiro.  Muitos enriqueceram da noite para o dia. Outros iniciaram grandes negócios, como na região das Missões, há relato de que, dessa forma surgiu uma conceituada empresa de ônibus. Outros "sumiram do mapa",  assim como a lata de querosene que estava na barranca do rio, ficando apenas a marca de sua silhueta; outros colocavam em latas de soda, perto de rios, lagos, embaixo de rochas e árvores. Atualmente existem máquinas de procurar ouro e prata, os detectores de metais. 


PATACA  no Brasil:  a pataca era uma moeda de prata, de origem portuguesa.As patacas foram as moedas que por mais tempo circularam no país – de 1695 a 1834. A série era composta por moedas de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis. O valor de 320 réis – pataca – deu nome à série. Pesava 8,96 gramas (em média) com teor de prata de 917 por mil. De 1810 a 1834, foi também cunhada uma outra moeda de prata, que valia 960 réis ou 3 patacas – o chamado patacão. Já a moeda de 160 réis está na origem da expressão popularde meia-pataca, que designa alguma coisa de pouco valor ou de má qualidade. A série chegou a ser cunhada no Brasil até 1821, nas casas da moeda de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Em 1834, a Casa da Moeda do Rio de Janeiro cunhou uma nova série de moedas de prata para substituir as patacas, que circularam durante o período colonial. O valor de 400 réis – cruzado – deu nome à série. 


PATACÃO

Patacão eram as moedas de 960 Réis que eram cunhadas sob outras moedas, principalmente sob as de 8 reales das colônias espanholas na América.
No Brasil:, o patacão era uma moeda de prata de 960 réis (3 patacas), pesando 27,07 gramas com pureza de 896 a 903 partes por mil, cunhada (fabricada) de 1810 a 1834 (em 1809 foram cunhados apenas ensaios), nas casas da moeda de Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, sendo uma moeda antecessora da decimalização ocorrida no século XIX.  Em Portugal foi uma moeda de cobre de 10 réis, de D. João II.

Fonte: Wikipédia.com.br

Curiosidades:


O "guardado", ou cabedal,  também enterravam na cabeceira de um olho d' água. Também existe até hoje, numa determinada foz (junção de um córrego com um lageado).  Também, há 9 (nove) bruacas (uma bruaca é feito da metade do couro de um boi) cheio de onça de ouro (Uma onça deouro pesa 28,35g) todas num buraco, em uma ressaca ou banhado,  parece areiamovediça  nas terras que eram da dona Juvita de Souza, hoje pertencente à localidade do Passo Bonito.


Muitos  sabem que, quando Ademar Gonçalves tinha 12 anos teve um sonho, onde uma luz cintilante em forma de gente lhe orientou que,  quando completasse 22 anos fosse num determinado lugar... mas um amigo ficou sabendo, aproveitou uma ocasião e foi primeiro, se apropriou do tesouro. E pouco aproveitou.


Quando em 11 de agosto de 1956, Franklin Souza, Ricardo Souza e Lucídio Francisco de Souza tentavam escavar um cabedal este último veio a falecer quando caiu a terra da escavação em cima de seu corpo, próximo a RS-223.


Para que não fossem entregue à partilha de bens aos herdeiros, os "tronco-velho" mandavam enterrar para que ninguém ficasse brigando pelos objetos de valor da família.


"O século XVIII foi marcado por uma maior centralização e aumento do poder real por todo o Império Português; o poder dos jesuítas, então protectores dos ìndios ante a escravidão foi brutalmente suprimido por Marquês de Pombal  com a dissolução desta ordem religiosa católica  sob solo português em 1759."
Fonte: wikipédia.com.br (Diante desse fato as famílias preferiam esconder suas riquezas, a entregar ao poder real suas pratarias e objetos de ouro.)



Para que se tenha êxito, ao achar um cabedal, deve-se ater a certos requisitos: Num dia de sol, (sem chuva) às 10 horas da manhã, na lua cheia, sozinho ou acompanhado de até três pessoas, em silêncio (sem alaridos e gritos), portanto sem cachorros e outros animais, sem arma de fogo, pés descalços, pode-se levar uma taquara (bambu). Pode acontecer  que se necessite levar alguns objetos que lhe forem aconselhados numa revelação, visão ou sonho.  Pois cada caso é um caso.


Provérbio Português
 "Quem paga o que deve, adquire cabedal.";  "Quem paga dívidas, adquire cabedal"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ainda: