Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

sábado, 16 de junho de 2012

Gabriel Batista de Souza

O Bié, uma pessoa pitoresca da década de '80 e que tinha de estimação um Fusca 1976 Motor 1300 L de cor azul claro

Filho de Ismael Joaquim Batista e Jovência Maria de Jesus, ginete e domador. Nasceu em 15 de setembro de 1913 e se criou trabalhando em propriedades como capataz, ginete e domador, causando-lhe uma problemática curvatura conhecida como Doença de Scheuermann ou cifose. Sabe-se que após um frustrado noivado, permaneceu solteiro até o fim de sua vida na década de '90. Sua avó paterna, Dona Flávia de Souza, era sobrinha do Sr. Francelino de Souza Neto.

foto demonstrativa do modelo de Fusca Motor 1300 L de cor azul claro.

O lendário Fusca que ele comprou em novembro de 1975  mas, modelo do ano de 1976, motor 1300 l azul clarinho, conta-se que não era para qualquer pessoa que o emprestava. Tanto que em 1988 o velocímetro registrava   menos de 5 mil Km rodados (12 anos), e seus pneus originais ainda tinham "farpas", aquelas pequenas saliências de borracha, nas arestas. 

Borraio gaúcho

Bié era comum estar com amigos em sua propriedade, que ficava no trevo de uma estrada vicinal (esquerda: acesso à escola - retorno Ibirubá - à direita acesso ao cemitério), com seu chimarrão e muitos "causos" para contar. Permanecia a maior parte do tempo em sua cozinha "de terra de  chão batido" (foto demonstrativa de borraio gaúcho), e que ficava na diagonal da casa, separadamente. Era um homem pacífico, exceto a desavença que ocorreu com o Sr. Fidêncio Medeiros, que o tempo já esqueceu.

O arroio que  nasce na antiga propriedade, recebeu o nome de Arroio Batista em sua homenagem. Fez-se Necessário uma denominação ao arroio, para registrar e demarcar as divisas lindeeiras das propriedades adjacentes.

"Causos" sobre o Bié:

Quando recebeu uma visita às 16h da tarde disse: - Tô passando mal! Mas era por que estava almoçando um carreteiro "nadando na graxa" (banha de porco). 


Diz-se que, se na quarta-feira quando "ia prá cidade receber" (retirar valor da aposentadoria no banco)  o Bié já tomava seu banho no domingo anterior.

Sempre carregava uma faca de churrasco da marca coqueiro, atravessada nas "cadeiras" 

Faca Coqueiro

2 comentários:

  1. CARO LEONEL!
    QUE BOM VER O LENDÁRIO "BIÉ" E OUTRA LENDA
    O SEU FUSCA,TÃO APREGOADO POR VOSSA PRIMA
    DENISE,QUE SE REFERE SEMPRE COM CARINHO AO
    "RINCÃO SECO" ONDE FORA PASSAR FÉRIAS PELO
    QUE SEI.AO QUE ME PARECE É A TERRA NATAL DE
    MINHA SAUDOSA SOGRA,D.MAGDALENA!
    FRATERNO ABRAÇO COM OS MELHORES VOTOS!!
    MÁRCIO/LOMBA GRANDE-N.H.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a Sra. Madalena Francisca de Souza (nome quando era solteira) nasceu no dia 17 de abril de 1936, no Rincão Seco. Prima do "Bié". Obrigado pelo sábio comentário.

    ResponderExcluir

E ainda: